Atuação
Agentes de trânsito comemoram 17 anos de atuação
Setor foi criado em 2002 e participa diretamente em operações de fiscalização ligadas ao Pacto Pelotas pela Paz
Divulgação -
Os agentes de trânsito de Pelotas comemoram 17 anos de fundação da corporação municipal. Criada em abril de 2002, a equipe iniciou com 80 servidores, divididos em quatro turnos de trabalho. Atualmente, a prefeitura conta com 110 agentes orientando o trânsito, atendendo ocorrências e fiscalizando 24 horas por dia, sendo parte importante do Pacto Pelotas pela Paz.
Só em 2018 foram realizadas 140 operações envolvendo os agentes de trânsito. Outras 28 ocorreram neste ano. Em 15 meses, mais de 6.530 veículos passaram pela abordagem dos profissionais. Desse total, 1.254 foram autuados devido a irregularidades e 463 precisaram ser removidos das ruas. As operações Balada Segura foram englobadas às Operações Integradas, cujas edições focam também na identificação de estabelecimentos comerciais irregulares.
A cidade terminou o ano passado com o menor número de vítimas fatais em acidentes na última década, com 32 registros. As instituições atuam, diariamente, com o Plano de Prevenção Integrada, em que sete viaturas são posicionadas em locais estratégicos, determinados pelo Observatório de Segurança Pública, como parte do eixo de Fiscalização do Pacto. Pelotas encerrou 2018 com 25 vítimas em vias municipais e sete nas vias federais que cortam o município.
Conforme o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, hoje o agente de trânsito atua em várias frentes da Secretaria e são importantíssimos para o funcionamento das áreas relacionadas ao setor na cidade, incluindo o transporte público e a educação para o trânsito. "Imagina se não houvesse regras de trânsito, o caos que seria. Nesse contexto, os agentes são fundamentais, pois ajudam a fiscalizar, mas, principalmente, fazem um trabalho educativo e preventivo importante", afirma Al Alam.
Números do trânsito
Atualmente, mais de 215 mil veículos circulam pelas ruas de Pelotas. Entre as práticas adotadas pela Secretaria e apontadas como razão do sucesso das operações realizadas pelos agentes de trânsito, estão as Operações Integradas, o Plano de Prevenção Integrada, as reuniões com as demais instituições que fazem parte do Pacto, a Balada Segura, o uso de radar, o videomonitoramento e as obras de requalificação de vias estruturantes.
Educação
Além do trabalho de fiscalização, os agentes atuam na Educação para o Trânsito. Só nesta semana, o setor desenvolveu várias atividades, incluindo palestra para 35 funcionários da CEEE, com o tema No trânsito, dê sentido à vida. Neste sábado, a equipe vai integrar a programação do projeto O Bairro da Gente, no Sítio Floresta, levando a Escolinha de Trânsito para as crianças.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário